Transcript
OBÁ Obá é da água barulhenta dos rios, do fogo e da terra.
Obá é o nome de um rio na África que se encontra com outro rio chamado Oxum. No encontro destes rios temos uma corrente tormentosa de águas. Onde Obá se encontra com Oxum o rio se enfurece.
RIO OX! N" Á#RI$"
#%&'I(") *% OX! NO RIO OX! + Á#RI$"
Ogbomoso – Oyo State , o rio encontra+se com o Odo Oba em uma série de corredeiras, de águas agitadas e turbulentas. Os dois rios descansam aci-camente no extremo norte do reserat/rio Asejire e deois seguem seu ercurso isoladamente.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS* Obá reresenta as águas raiosas dos rios. "s ororocas, as águas fortes, o lugar das quedas s0o considerados dom1nios de Obá. %la também controla o barro, água arada, lama, lodo e as enchentes. 'rabalha 2unto com Nan0. Reresenta também o asecto masculino das mulheres 3-sicamente4 e a transforma50o dos alimentos de crus em co6idos. 7 também a dona da roda. Orixá, embora feminina, energética, temida, e forte, considerada mais forte que muitos Orixás masculinos, encendo na luta Oxalá, O8á, Oxumar9, %x: e Orumilá. #onte; h<s;==t.>i?iedia.org=>i?i=Ob@$A@"
SAUDAÇÃO
OBÁ XIR7 CÁD
Umbanda Sagrada *iindade $/smica; fator concentrador %lemento terra que dá sustenta50o e germina em seu entre terroso todas as sementes do conhecimento. N0o é amorosa. 7 corretia. O ser que está recebendo a a50o de Obá come5a a desinteressar+se elo assunto que antes o atra1a tornando+se aático. "/s, Oxossi redireciona o ser ara o conhecimento. SAUDAÇÃO: A!r"ob#$y%& m!n'a m(e 3eu sa:do a terra, senhora do conhecimento4.
O)ERENDA: $oco erde, inho licoroso tinto, água com hortel0 macerada, mel ou a5:car, Eores+do+camo, elas brancas, elas erde+escuro e elas magenta, terrosa ou marrom. &ua oferenda dee ser deositada sobre um tecido de cor magenta ou terrosa. O inho e a água com hortel0 macerada odem ser seridos em ta5as ou coos de lástico. O coco erde dee ser aberto em uma de suas ontas e o mel dee ser derramado dentro da água em seu interior.
D!a; Fuarta+feira Cores; !arron raiado, (ermelho e "marelo !B"N*" &"GR"*"; !"G%N'", '%RRO&O Smbo+os; Ofange 3esada4 e %scudo de $obre, Ofá 3arco e Eecha4 E+ementos; #ogo e Águas Reoltas Domn!os; "mor e &ucesso Hro-ssional Sa,da-(o; Ob &iréD
Cara.terst!.as dos /+'os de Ob# Os -lhos de Obá n0o tem muito 2eito ara se comunicar com as essoas, chegam a ser duros e inEex1eis. '9m di-culdade em ser gentis e estabelecer um canal de comunica50o afectia com os outrosJ s e6es s0o brutos e rudes afastando as essoas. Isso dee+se ao fato de os -lhos de Obá, na maioria das e6es, sofrerem um certo comlexo de inferioridade achando que as essoas que se aroximam querem tirar artido de alguma coisa. *e facto, isso tende a acontecer com os -lhos de Obá. " sua sinceridade chega a ferirJ exressam as suas oiniKes, fa6em cr1ticas e acabam or magoar as essoas, ois n0o se reocuam em ser agradáeis. !as essa agressiidade é uramente defensia. &0o bons comanheiros e amigos -éis, s0o ciumentos e ossessios no amor, or isso n0o t9m muita sorte. Fuando aaixonados, nunca s0o senhores da rela50o, cedem em tudo, abdicam de todas as suas conic5Kes. "lgumas e6es infeli6es no amor, inestem todas as suas cartas nas suas carreiras e, de entre as mulheres que se destacam ro-ssionalmente numa sociedade machista, odem+se encontrar muitas -lhas de Obá excelentes 2ui6as, adogadas, comandando quartéis, etc. !uitas e6es desertam a ine2a dos seus inimigos e odem sofrer algumas emboscadas, or isso deem encer a tend9ncia que ossuem ara a ingenuidade.