Preview only show first 10 pages with watermark. For full document please download

Wenbley Filosofia 2

   EMBED


Share

Transcript

Wenbley Farias 1. Explique os sentidos do termo princípios, no campo da filosofia, ressaltando sua relevância no campo do saber humano.

R- sabemos que princípio fundamenta. O termo princípio, do grego é arque, no latim pricípium, traz uma idéia de começo, origem, ponto de partida. Na linguagem filosófica podemos recorrer a Aristóteles que define como causa de uma ação. Tendo essa expressão de ação, nos homes ficamos aberto as indagações sobre a criação feita pelo ser que é o próprio inicio e fim. Podemos ter uma visão, princípio de identidade; princípio de contradição; princípio do terceiro excluído; e princípio da razão suficiente. No princípio normativo, porém, podemos falar em: princípio da natureza; princípio da filosofia; princípio da ciência e da arte. Foi nesse sentido que os escolásticos procuraram estabelecer a diferença entre princípium essendi, princípium fiendi e princínpium congnoscendi, essência, fé e conhecimento, que significa: fundamento de todas as coisas, fundamento da fé e fundamento do conhecimento. Nessa linhagem vem o espiritualismo metafísico sendo combatido fortemente pelo naturalismo materialista. Os princípios fundantes traz a idéia de fundamentação sustentação alicerce. Tendo todos esses ensinos sobre princípios temos uma vasta linhagem de estudo na área de princípio podendo aprender e aperfeiçoar nossa capacidade intelectual nas varias ciências dada pelo estudo do recomeço, origem, ponto de partida etc. 2. Explique os sentidos do termo sistema, no campo da filosofia, ressaltando sua relevância na comunicação do conhecimento humano. R- Sistema norteia o conhecimento, podendo o sistema ser constituído de um conjunto de sistemas. Tendo sistema como norteador das principais idéias filosófico no ocidente, vemos que a compreensão desses sistemas é indispensável á compreensão da filosofia ocidental, principalmente para o estudante de teologia. Temos como sistemas Norteadores, Sistemas Sintetizadores, Sistemas Excludentes, Sistemas Contrastantes, Sistemas Interativo, Sistemas Participativos. Cada sistema tem sua grande importância e contribuição nas áreas dos estudos em geral, tendo uma importância indispensável na área da filosofia e teologia. Cada sistema tem suas visões diferenciadas abrangendo um conhecimento inestimável nos diversos sistemas. É de suma importância ter o conhecimento de cada sistemas. 3. Analise a tese defendida pelos materialistas, segundo a qual, não foi o espírito que produziu a matéria, mas a matéria que produziu o espírito, ressaltando as implicações disso no campo da metafísica e da teologia.

Analise a tese definida pelos espiritualista. Isso deixa um grande favorecimento ou contribuição para o conhecimento teológico.R. Enquanto o sistema norteia o conhecimento. espiritual. O Socialismo. R. O termo espiritualismo. em relação á matéria. Tendo essa afirmação do ser a partir do espírito temos toda liberdade e relevância no ensino bíblico. 5. defendendo a realidade e a superioridade do espiritual. em relação a carne. 6.O espiritualismo afirma a realidade substancial do espírito. Indique os principais elementos integrantes dos sistemas participativos. O materialismo implica vindo de encontro com essa visão. os valores espirituais acima dos bens e materiais. como existência autônoma. e uma base de ponto de partida no principio filosófico. O pragmatismo. inicio. ressaltando entre eles o capitalismo. uma vez que ela afirma que tudo foi criado através da matéria. foi o espírito que produziu a matéria e não a matéria que produziu o espírito. tirando o que é de. Temos a bíblia relatando que Deus sendo espírito criou todas as cosas.O capitalismo.Uma vez que o materialismo afirma que a materialidade do mundo e sua existência independente do espírito. indagações. no plano moral. 4. segundo a qual. do grego anagôgnikós. destacando a importância da compreensão disso no estudo da filosofia. Indique a diferença fundamental existente entre um principio e um sistema filosófico. origem. em relação ao corpo. em oposição e acima da matéria. Abrange um mundo abstrato. O relativismo. mas sublime na metafísica que é o estudo do transcendente. espírito. deixando recursos para estudos. que é o campo da teologia. O absolutismo. ressaltando a relevância disso na compreensão da doutrina bíblica da criação.A diferença fundamental entre um princípio e um sistema filosófico é que o princípio fundamenta dando uma base de começo. R. causa de uma ação. R. ponto de partida. Deixa a ideia de fundamentação sustentação alicerce. com seus aspectos positivos e seus aspectos negativos. e a alma. Sabendo distinguir as diferenças fundamentais entre principio e sistema filosófico temos um domínio maior no manuseio da filosofia ocidental em relação a sistema. De tantos outros tópicos a metafísica é um dos que abrange uma linha de estudo examinando princípios e ideais constituindo-se de doutrina sem seus interesses próprios dando uma importância a um ser supremo de todas as coisas. no latim spiritus. crenças e opiniões da visão teológica. assim o espiritualismo afirma o que a bíblia diz a respeito do espírito ser supremo diante da matéria. podendo o sistema ser constituído de um conjunto de sistemas. o que acarreta no plano psicológico a irredutibilidade do espírito aos processos fisiológicos e. . Isso abre espaço para área teológica dando toda liberdade de introduzir a bíblia nas indagações espirituais. ela afirma que tudo foi criado pela matéria.

na área da filosofia diferentes correntes de pensamentos que têm em comum a interpretação da realidade do mundo exterior. Tendo como ponto positivo. O monismo remota ás filosofias do antigo Oriente. O dualismo significa a doutrina que fundamenta o sistema filosófico que admite a existência de duas substâncias. o rápido progresso da tecnologia. de duas realidades como explicação possível do mundo e da vida. a ampliação do mercado europeu. R. causadas pelo capitalismo. o homem e o mundo se constituem uma realidade só. da África e das Américas. pelo fato de ser de natureza espiritual e o corpo ser de natureza material. por não admitir a subordinação de um ao outro. na modernidade. ressaltando sua relevância no campo da teologia cristã.A realidade é regida por um princípio fundamental único. o esfacelamento das estruturas corporativas medievais.O termo capitalismo. Convencionalmente. veio a designar um sistema econômico que se baseia na supremacia do capital. de dois princípios. Diga em que consiste a visão dualista de mundo.Relativa a dois. em termos do mundo interior. Surgimento da revolução industrial. Deus é imanente. espiritual.Idealismo é o primeiro sistema filosófico. atrelada ao império Romano e á hierarquia papal. te a conotação de ideias. Admite que a realidade do mundo é produto de Deus. Relacione o idealismo platônico com a metafísica. possibilitando a utilização das novas formas de energias. Nesse sentido. principalmente para o estudo da lama e do corpo que tem por sua vez uma área teológica espiritual. 9. mas pelo princípio da emanação e não da criação. 7. ressaltando a relevância disso no campo das filosofias ocidentais. em relação ao mundo e não transcendente. se tem a unidade do ser humano. . A alma se encontra prisioneira do corpo. Com isso o conjunto das misérias. Entre alma e corpo. que foi obrigada a trabalhar em troca de salário vis. sustentado a tese de que Deus. existindo apenas uma única substancia. pensando o corpo como matéria e a alma como forma viva do organismo. subjetivo. R. incapazes de síntese final. ressaltando a relevância disso no campo das filosofias orientais. em relação ao trabalho. mas irredutíveis entre si. Diga em que consiste a visão monista de mundo. 8. Contra partida sua obcessão em crescimento e lucros acaba cometendo uma grande injustiça com a classe operária. que na junção alma e corpo. R. até quinze horas por dia. com a colonização da Ásia. material. o monismo retrata a filosofia oriental. da qual deriva todas as coisas podendo ser de natureza material ou de natureza espiritual. inclusive mulheres e crianças de sés anos para cima. O dualismo é indispensável á compreensão da filosofia ocidental. inconciliáveis.

O reismo tem a teoria da tabula.O idealismo platônico. humanas e sociais. ou melhor. o homem nasci como uma pagina em branco e vai aprendendo aos poucos. O empirismo teoria do conhecimento a partir da experiência. o pensar leva o homem a Deus e Deus foi o primeiro pensador e criador depós de ter pensado. Nessa linhagem de pensamento. Teoria das ideias inda já sabia antes de existir apenas desenvolvemos com o tempo o que já sabíamos.O realismo de Aristóteles e o empirismo de Bacon tem uma linhagem de pensamento que se une. ele aprende com os folkways e mores sendo sempre capaz de aprender com sua experiência. R. que por sua vez a teologia cristã estuda e crer como firme fundamento. 10. resaltando sua relevância no campo das ciências naturais. . Todo nosso saber é fruto da nossa experiência. Relacione o realismo aristotélico com o empirismo moderno. Platão o pai do idealismo como conhecemos deixa a ideia que tudo vem do pensar ou primeiro pensamos antes de ser realidade. humanas e sociais que o homem interage de acordo com o grupo que vive. Isso deixa aberta a área do mundo abstrato ou com o transcedente. Tendo essa unidade de pensamentos temos uma grande relevância nas seguintes áreas ciências natural que o home aprende no dia-a-dia tendo ate o teste do experimento.

novembro de 2012 .JULIO CESAR GENUINO DA SILVA LIMA A COMPREENSÃO DA FILOSOFIA PRINCÍPIO E SISTEMAS Recife.